
Time has passed, I’m Bored – Ignate Pois é… Eu sobrevivi ao tal concurso para contar!! 160 questões depois, um dia inteiro de provas, e eu finalmente estou em casa com aquela sensação de dever cumprido e seja-lá-o-que-deus-quiser. Exceto por algumas questões que estavam perfeitas para programadores de computador, acho que eu me sai razoavelmente bem. Espero que suficientemente bem para conquistar uma das vagas, pq afinal, emprego anda raro nesses tempos bicudos... Mas uma coisa é certa: o tempo passa e a “fauna” desses concursos continua a mesma. Ou isso talvez seja uma característica dos advogados, não sei. Será?! Ou isso ou eu sou uma alienígena desleixada. Pq eu sai de casa de jeans e camiseta, sandálias, nesse calor horroroso que está fazendo, com minhas canetas e a minha garrafa de água... E quando chego lá, parecia que tinha errado o endereço e ido parar numa festa. Numa festa que tinha como tema “o Alasca é aqui”. Eu acho incrível que alguém, plena 7 da manhã do domingo, indo fazer uma prova horrorosa, já esteja de cabelo devidamente chapeado (ou escovado progressivamente... ^^), maquiado, cheia de penduricalhos, salto alto e bolsas douradas com muito brilho. Pois lá estavam as advogadas todas embonecadas como quem vai sair pra balada. E com jaquetas, suéteres - como se o ar condicionado nas salas fizesse nevar na hora da prova. E os doutores advogados, em sua maioria, estavam acompanhando as damas, devidamente enfiados em blusas de manga comprida, sapatos de couro, calças escuras... Claro, tinha uns rebeldes excêntricos que nem eu, mas éramos a minoria. Ô raça estranha!! Mas o mais bacana não é o visual, e sim os adereços. Pq tinha uns e outros com um verdadeiro farnel dentro da mochila. De toddinho à pacote de biscoito, passando por chocolates, sanduíches, refrigerantes. Ok, era o dia todo de prova, mas teve um intervalo de duas horas entre uma e outra – tempo hábil para ir em casa e almoçar, ir no shopping almoçar... E eu duvido que todo mundo que eu vi com esses lanchinhos não fosse voltar para casa; cheguei cedo para a 2ª. prova e tinha gente levando quase uma cesta de piquenique! Você levar água, uma bobagem pra mastigar, tudo bem. Mas daí a fazer uma refeição completa durante a prova já é demais... O outro adereço fantástico e muito notável foram os livros. Códigos, Vade Mecuns, todos enormes e desconfortáveis de carregar. Não faz sentido levar esses trecos para uma prova que não é pesquisada. Primeiro que, se vc não compreendeu a diferença entre imposto e taxa, é improvável que isso vá acontecer cinco minutos antes da prova. E, em segundo lugar, pq não há tempo hábil antes da prova pra vc estudar mais nada. Você tem que encontrar a sua sala e o seu lugar, assinar um monte de papéis e se concentrar pra fazer o seu melhor. Nada que inclua dar aquela última olhadinha na Constituição... E um último comentário, dessa vez em relação à lisura da organização desses concursos: gabarito que vem com o nosso nome impresso e leva a nossa assinatura?! Putz... E depois eles querem dizer que é um processo de seleção “justo”. Pff.
I've paid my dues,
these wounds have finally healed
But I survived,
I've learned my lessons,
I'm finally free